top of page

A Hipnose como auxiliar no emagrecimento

Atualizado: 1 de abr.


maçã e enrolada numa fita métrica
Nem só de dieta depende o emagrecimento

A hipnose tem sido muito usada como auxiliar no processo de emagrecimento, embora seus resultados variem de pessoa para pessoa. A hipnose é uma forma de terapia que envolve um estado de relaxamento profundo e com foco intenso, porém o indivíduo deve estar aberto à sugestão e à reprogramação de padrões de pensamento e comportamento.

Isso acontece porque a hipnose depende da entrega do cliente, depende da decisão do cliente e engana-se quem pensa em hipnose como uma situação de vulnerabilidade e manipulação. Isso não acontece, até mesmo porque, o cliente permanece consciente, relaxado, mas consciente e precisa ser assim, do contrário não executará os comandos, não poderá colaborar.

O trabalho do terapeuta com a hipnose inicia na conversa com o cliente, para identificar e abordar os vários aspectos que circundam o sobrepeso, como questões emocionais, traumas e funções que o sobrepeso desempenha na vida do cliente. O terapeuta também observa padrões alimentares prejudiciais e gatilhos que acionam a compulsão ou a autossabotagem.

Além disso, a terapia com hipnose promove o relaxamento e o sugestionamento, propondo a redução do consumo de alimentos não saudáveis, redução das porções, o controle de desejos intensos ou compulsões por determinados tipos de alimentos.

Muitas vezes, o estresse e a ansiedade colaboram para o sobrepeso, colocando a comida como válvula de escape e/ou recompensa prazerosa, o que cria um cenário de dependência emocional, trazendo um combo de emoções negativas na sequência: culpa, imagem corporal negativa, baixa a autoestima e raiva de si mesmo. A hipnose pode ajuda muito nesse sentido, recriando o cenário mental e desativando gatilhos.

É importante ressaltar que a hipnose não é uma solução milagrosa para o emagrecimento, mas atua de forma bastante satisfatória, principalmente no que se refere a "recaídas" e autoboicotes". É interessante associar a hipnoterapia a um programa de redução de peso que integra alimentação e atividade física. Se você estiver interessado em utilizar a hipnose como parte de seu programa de emagrecimento, é fundamental procurar um terapeuta qualificado e experiente em hipnoterapia para que possa avaliar suas necessidades e criar um plano de tratamento personalizado, ajudando o cliente a atingir seus objetivos de emagrecimento de forma segura e eficaz.

Um abraço,

Rubia Tessaro


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page