top of page

Por que fazer uma Constelação Familiar pelo  menos uma vez?


recortes de papel colorido representando famílias diferentes

Muitas pessoas tem receio da Constelação, nem sempre pelo método em si, algumas vezes por receio de conhecer a sim mesmo - o que também é "assustador"


A Constelação Familiar atua na resolução da questão, buscando da origem do problema - a origem do problema é a "bússola" que norteia o processo.


Todos nós temos sentimentos e crenças que muitas vezes bloqueiam o fluxo natural de alguns ou vários aspectos de nossa vida. É o relacionamento, são os conflitos familiares, é a profissão ou a carreira, é a vida financeira ou a prosperidade, são os sentimentos de impotência e negatividade ou as frequentes ações de autossabotagem - tudo isso pode ter origem no desconhecido, na nossa herança sistêmica e, somente a Constelação consegue alcançar essa profundidade e trazer à tona o que precisa ser visto e acolhido.


É apenas a partir da tomada de consciência sobre a origem de uma questão que nos tornamos aptos a fazer os movimentos de cura. É como se tivéssemos uma dor de cabeça frequente, uma dor que, apesar de não nos impossibilitar os afazeres da vida, nos “murcha”, tira a energia, tira a graça. Então chega um momento em que a frequência da dor atinge um limite e buscamos ajuda. Alguns tratamentos vão tratar os sintomas, então a dor retornará, somente com um tratamento que considere a causa, poderemos curar a dor. O que não sabemos não podemos tratar, também é assim nas dores emocionais.


A Constelação Familiar, apesar de ser um método ainda recente, tem se mostrado muito eficaz, tanto que o SUS - Sistema Único de Saúde - têm oferecido, como terapia integrativa, em diversas regiões do país e já somam mais de 24 mil atendimentos, fato que comprova os benefícios e assegura um lugar de destaque ao método de Bert Hellinger.


Através da constelação familiar é possível visualizar as dinâmicas e os padrões subjacentes que podem estar presentes em suas famílias. Isso pode fornecer insights profundos sobre como essas dinâmicas influenciam seus relacionamentos, comportamentos e emoções.


Muitas vezes, as pessoas encontram-se presas em padrões de comportamento ou emoções que parecem inexplicáveis, em casos assim a constelação familiar pode ajudar a identificar esses padrões repetitivos e fornecer clareza sobre suas origens, permitindo que sejam abordados de maneira mais eficaz.


Os traumas familiares, muitas vezes, têm um impacto duradouro em nós mesmos e, não raro, nas gerações futuras, mesmo que não sejam reconhecidos conscientemente. A constelação familiar pode ajudar a trazer à tona esses traumas e iniciar um processo de cura para você e todo o sistema.


Ao visualizar as dinâmicas familiares sob uma perspectiva mais ampla, através de uma constelação, você pode entender algumas situações de conflito e acolher sua família, tal como é, com mais empatia e compaixão, facilitando o fluxo do amor, da aceitação do passado tal como foi.


Ao abordar questões familiares de maneira terapêutica e compassiva, a constelação familiar fortalece os vínculos afetivos de forma autêntica, genuína e profunda.


Além de tudo isso, a Constelação Familiar oferece uma jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal única, porque, ao explorar as dinâmicas familiares e suas próprias reações a elas, há uma expansão da consciência, porque ao nos mostrar padrões de comportamento e pensamento, nos responsabiliza e impele à transformação, permitindo um reposicionamento diante da vida e do futuro


Um abraço

Rubia Tessaro

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page