top of page

Fazer terapia em grupo é bem diferente



A terapia em grupo é uma modalidade terapêutica bem diferente mesmo, porque oferece uma série de diferenciais e benefícios distintos se comparada à terapia individual tradicional. 

Uma das maiores vantagens da terapia em grupo é o suporte social proporcionado pelo grupo, pois o fato de compartilharem experiências, cria um ambiente emocionalmente seguro, permeado pela compreensão mútua, pelo compromisso afetivo, o que também colabora (e muito) para reduzir o sentimento de “estar sozinho”, “não poder contar com ninguém”.

Em um grupo terapêutico, os participantes trazem para a mesa uma variedade de perspectivas, experiências e insights únicos. Essa diversidade permite uma ampla gama de pontos de vista sobre os problemas apresentados, o que gera insights mais profundos e soluções mais criativas.

A terapia em grupo oferece a oportunidade de aprender com as experiências e os desafios dos outros, porque ao testemunhar o progresso e as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos colegas, os participantes se sentem mais inspirados e disponíveis a adotar novas abordagens para lidar com seus próprios problemas.

À medida que os participantes compartilham suas histórias e são ouvidos e compreendidos pelos outros, a sensação de validação e aceitação aumenta o que, proporcionalmente, diminui o receio de julgamento e inadequação. Tal ambiente de aceitação incondicional é incrivelmente poderoso para promover a recuperação da autoestima e a da autoaceitação.

Fazer parte de um grupo de terapia, além de todos os benefícios emocionais, também proporciona uma sensação de pertencimento e de comunidade, que formam uma rede de apoio emocional, o que é especialmente reconfortante e a interação regular com outros membros do grupo oferece uma oportunidade valiosa para praticar e desenvolver habilidades sociais, como uma comunicação mais eficaz, empática e afetiva.

Essas novas habilidades podem ser utilizadas em diversos aspectos da vida, em cenários sociais diferentes, trazendo benefícios e melhorando todos os seus relacionamentos interpessoais.

Há de se considerar ainda que a terapia em grupo tende a ser mais acessível financeiramente do que a terapia individual, tornando-a uma opção viável, porque garante o atendimento emocional e o processo de autocuidado, respeitando o orçamento familiar. 

Mas ainda há muito misticismo negativo acerca da terapia, das pessoas que fazem terapia e dos processos terapêuticos e todo esse arcabouço de preconceitos aprisiona as pessoas dentro de suas dores, dentro de seu próprio caos, quando poderiam e deveriam se sentirem livres para investir mais na sua qualidade de vida, saúde emocional e equilíbrio.

A vida é muito mais do que esperar que um dia passe pelo outro, é muito mais do que “esperar passar”, porque, às vezes, o problema não passa, ao contrário, cresce e imobiliza, porque, às vezes, “esperar” é o maior dos seus problemas, porque quem só espera não age, não sai do mesmo lugar.

Dê uma chance para a terapia, enfrente os seus preconceitos, os seus medos e, corajosamente, diga a si mesma: "agora chega!" e, em seguida, agende seu atendimento, seja individual ou no grupo. Ser feliz é mais importante do que ser resiliente com tudo.


Um abraço

Rubia Tessaro



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page